Nota do Arcebispo Viganò a respeito de Roberto de Mattei

Postado em 22-06-2021

Arcebispo Viganò Arcebispo Viganò

Junho 22, 2021

Na sequência de um artigo que, ontem, o Professor Roberto de Mattei publicou, em italiano e em inglês, na página de Corrispondenza Romana, e em que questiona «mas se Mons. Viganò não é o autor dos seus escritos, quem é que, hoje, o substitui com a palavra e, talvez, também com o pensamento?» e, indo mais longe, afirma a existência de um «duplo» do arcebispo, Mons. Carlo Maria Viganò enviou-nos, para tradução e publicação, a nota que se segue.

+

22 de Junho de 2021
S. Paulini, Episcopi et Confessoris

Se falei mal, mostra onde está o mal;
mas, se falei bem, porque me bates?
Jo 18, 23

Foi-me assinalado o artigo Caso Viganò: l’arcivescovo e il suo doppio, que apareceu, ontem, em Corrispondenza Romana, também em inglês, assinado pelo Prof. Roberto de Mattei.

Não posso deixar de expressar o meu espanto pelas afirmações que um ilustre intelectual católico, saudado como paladino da Tradição e que não poupou à Hierarquia críticas mesmo severas, mas sempre ponderadas e justas, considerou dever fazer a meu respeito. Na realidade, teria sido suficiente consultar-me, verbalmente ou por carta, para dissipar as suas suspeitas e ter a certeza de que todos os meus escritos, declarações e entrevistas dadas são fruto de um amadurecimento de convicções, das quais orgulhosamente reivindico a plena autoria.

A ideia de um meu “duplo” deve ser fruto de algum conselheiro a quem improvidamente o Prof. de Mattei deu crédito, sem perceber que, ao fazê-lo, se expôs ao público desmentido de ilações totalmente infundadas e que, se me permitem, também elas soam pouco caridosas para comigo. Aproveito, portanto, a ocasião deste seu artigo para desmentir as suas ousadas e fantasiosas teses, reafirmando a quem tem a bondade de me ler e de me ouvir que não existe nenhum ghost writer, e que, pela graça de Deus, ainda tenho plena posse das minhas faculdades, não sou manipulado por ninguém e estou absolutamente decidido a continuar a minha missão apostólica pela salvação das almas.

Noutros tempos, de Mattei sentir-se-ia orgulhoso de estar ao meu lado na comum batalha pela Verdade Católica, pela defesa do Magistério imutável e da venerável Liturgia tradicional contra os assaltos dos Modernistas. Ele provavelmente também estaria ao meu lado na denúncia da fraude pandémica e da intrínseca imoralidade das vacinas experimentais produzidas com material fetal resultante de abortos.

As suas recentes intervenções – com o próprio nome ou sob pseudónimo – demonstraram, não sem grande dor, que se existe um “duplo”, deve ser procurado nos últimos escritos do Professor; escritos que parecem ter sido compostos por um pardo funcionário de regime obediente à narrativa mainstream e não pela mente perspicaz e pela fé genuína do de Mattei que conhecia. Quantum mutatus ab illo.

Carlo Maria Viganò, Arcebispo

 

Texto extraído de: https://www.diesirae.pt/2021/06/nota-do-arcebispo-vigano-respeito-das.html?m=1