Questões atuais da Suma Teológica sobre a nossa realidade política

Postado em 02-01-2023

“Estamos obrigados a obedecer ao poder secular à medida que a ordem da justiça o exige. Portanto, aos que o detêm injustamente ou usurpado, ou mandam o que é injusto, não estamos, como súditos, obrigados a obedecer-lhes; a não ser talvez por acidente, para evitar escândalo ou perigo.” (S.T. II IIae., q. 104. a. 6, ad. 3)

“Por onde, a perturbação desse regime não tem natureza de sedição; (…) o sedicioso é, antes, o tirano, que nutre, no povo que lhe está sujeito, discórdias e sedições, para governar mais seguramente. Pois é da natureza do regime tirânico ordenar-se para o bem próprio do que governa, em prejuízo da multidão.” (II IIae. q. 42, a. 2, ad. 3)

Como se vê, nós católicos precisamos de muita prudência e fortaleza em nossas relações com o novo governo que defende uma pauta anticristã, como, por exemplo, a legalização do aborto, a promoção da agenda LGBT e da ideologia de gênero, além de querer aplicar uma política econômica causadora de inflação, que corrói o orçamento das nossas famílias e as condena à miséria em meio à insegurança e violência na cidade e no campo.

 

Anápolis, 2 de janeiro de 2023.

Festa do Santíssimo Nome de Jesus