Sobre a Missa Tridentina

A Igreja ensina sobre os Sacramentos que lugar particular cabe à Eucaristia (clique aqui para ver a Encíclica do Santo Padre, Sacramentum Caritatis, sobre a Eucaristia como fonte e ápice da vida e da missão da Igreja), centro de toda a vida da Igreja, oferecida no Santo Sacrifício da Missa, que é o sacrifício incruento (sem derramamento de sangue) do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo das espécies de pão e vinho, em memória do sacrifício da Cruz.

Oferece-se a Deus
o Santo Sacrifício da Missa para:

  1. honrar a Deus como convém (neste sentido, o sacrifício é latrêutico);
  2. para Lhe dar graças pelos seus benefícios (eucarístico);
  3. para aplacá-Lo, para dar-Lhe a devida satisfação pelos nossos pecados, para sufragar as almas do purgatório (propiciatório); e
  4. para alcançar todas as graças que nos são necessárias (impetratório).

Deus, que quer salvar e fazer chegar ao conhecimento da verdade todos os homens (1Tim 2,4), instituiu por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo a Sua Igreja, a saber, a Igreja Católica Apostólica Romana, “fora da qual não há salvação”. E a Igreja Católica é a sociedade ou conjunto de todas as pessoas batizadas que, vivendo na terra, professam a mesma Fé e a mesma lei de Cristo, participam dos mesmos Sacramentos, e obedecem aos legítimos Pastores, principalmente ao Romano Pontífice. (Catecismo de São Pio X).